Google Fit

Google Fit 1.50.51

No caminho certo (para o fitness), mas com um longo trecho a percorrer

O novo aplicativo Google Fit foi criado para ser um pit-stop único para todas as suas informações de saúde e fitness, com dados e bonitos gráficos que vão estabelecer uma batalha com o Healthkit da Apple para registrar tudo o que você faz e come. Mesmo que ainda é cedo para sentenciar o aplicativo, o Google terá de fazer muito mais se quiser dominar (ou até mesmo ter um papel ativo) nesta competitiva arena. Ler descrição completa

PRÓS

  • Interface de usuário clara, limpa e ordenada
  • Simples de configurar e usar

CONTRAS

  • Só tem funções básicas
  • Podômetro não é confiável
  • Não há opção óbvia de conectar a apps e dispositivos de terceiros (como afirma Google)

Razoável
6

O novo aplicativo Google Fit foi criado para ser um pit-stop único para todas as suas informações de saúde e fitness, com dados e bonitos gráficos que vão estabelecer uma batalha com o Healthkit da Apple para registrar tudo o que você faz e come. Mesmo que ainda é cedo para sentenciar o aplicativo, o Google terá de fazer muito mais se quiser dominar (ou até mesmo ter um papel ativo) nesta competitiva arena.

Ficando para trás

Ao iniciar o Google Fit (é preciso usar uma conta do Google), o app pede que você introduza informações básicas como gênero, altura e peso, antes de configurar sua atividade padrão. É possível ver suas ações em um gráfico em uma base diária, semanal ou mensal, bem como ver a quantidade de passos que deu. Existem outros (opcionais) gráficos para acompanhar seu peso e frequência cardíaca. E os dados não só se sincronizam com os dispositivos usados, mas também com o site do Google Fit (desde que você esteja conectado).

Embora o Google Fit rastreie automaticamente sua atividade, também dá para adicioná-la manualmente. No entanto, se por um lado é possível editar sua atividade, parece não existir a possibilidade de apagá-la. Então, digamos que você empresta o seu telefone a um amigo e ele sai para correr. Esse treino ficará registrado para sempre como um exercício seu. Infelizmente, o podômetro - que é projetado para rastrear automaticamente todos os seus movimentos por meio dos sensores do telefone - não é muito preciso e, às vezes, não grava a atividade completa ou somente partes dela.

No momento, existem apenas três tipos de atividades que você pode registrar - caminhar, correr e andar de bicicleta. Outra possibilidade é marcar o que pretende fazer como "outros", o que é muito limitado. Também não há maneira de controlar as calorias queimadas nem lugar para inserir informações sobre sua dieta, de modo que é bastante estranho o pedido inicial do app para adicionar o seu peso quando o app é aberto pela primeira vez.

Embora o Google diga que o Google Fit pode ser conectado a aplicativos e dispositivos de terceiros (incluindo dispositivos Android Wear), eu não tinha ideia de como fazer isso. Fiz testes com FitBit, Runkeeper, e Endomondo e nenhum deles funcionou. Se existe alguma maneira de fazer isso, está bem escondida, o que anula completamente esse ponto.

Pelo menos parece bom...

O Google Fit parece certo se analisado individualmente. Tem uma interface de usuário bem projetada, limpa e clara, com gráficos fáceis de entender.

É muito simples de usar. Depois de fazer login com a sua conta do Google e ativar relatórios de localização (o que não é nada popular), não se exige que você insira detalhes mais complicados para começar, e muitas das informações são opcionais.

Há uma tela principal que exibe todos os seus dados e um botão de configurações no canto para adicionar seus detalhes e mudar objetivos. Tudo é muito simples, mas, por outro lado, o Google Fit não tem muitos recursos no momento. Por isso vai ser interessante ver as mudanças de usabilidade conforme o Google desenvolve melhor o aplicativo.

Embora o aplicativo tenha funcionado bem para começar, quanto mais o usei, mais notei que, às vezes, só ia me mostrar o gráfico de pizza na parte superior da tela, sem me deixar acessar informações mais detalhadas mais abaixo. Isso significava que tinha de fechá-lo e reabri-lo para obter essa informação.

Não cumpre sua proposta (ainda)

Mesmo que a interface pareça boa e o aplicativo seja fácil de usar, o conjunto de recursos é realmente básico no momento. O Google pode desenvolver o Google Fit ainda mais nos próximos meses, mas atualmente não oferece nenhum recurso novo ou interessante que me façam mantê-lo no meu telefone.

Google Fit

Download

Google Fit 1.50.51